domingo, 26 de julho de 2009

Como posso ser eu mesmo?



"Essa deveria ser a coisa mais fácil do mundo, mas nao é. Para a pessoa ser ela mesma, ela nao precisa fazer nada, pois já é ela mesma. Como você pode ser diferente?. Como você pode ser uma outra pessoa?. Mas posso entender o problema. O problema surge porque a sociedade corrompe a todos, ela corrompe a mente, o ser,força coisas sobre você, e você perde contato consigo mesmo. Ela tenta fazer uma outra coisa a partir de você, em vez do que você estava destinado a ser. Ela o tira de seu centro, arrasta-o para fora de si mesmo,ensina-o a ser como um Cristo, como um Buda, como isso ou aquilo e nunca lhe diz para ser você mesmo, nunca lhe permite liberdade para ser; ela força imagens externas em sua mente.

Então surge o problema. No máximo você pode fingir e, quando você finge, nunca fica satisfeito. Você sempre quer ser você mesmo, isso é natural, mas a sociedade nao deixa. Ela quer que você seja uma outra pessoa, que você seja falso; ela nao quer que você seja verdadeiro, pois pessoas verdadeiras sao perigosas, sao rebeldes.
Pessoas verdadeiras nao podem ser controladas tão facilmente, nao podem ser arregimentadas; pessoas verdadeiras viverão sua realidade de sua própria maneira e farão as suas coisas sem se preocuparem com as outras pessoas.
Elas nao podem ser sacrificadas em nome da religião, em nome do Estado, da nação, da raça; é impossível convencê-las a fazer qualquer sacrifício.
Pessoas verdadeiras estaõ sempre a favor de sua própria felicidade.
A felicidade delas é o mais importante; elas nao estão dispostas a sacrifíca-la por nada, e esse é o problema.
Assim, a sociedade distrai toda criança: ela a ensina a ser uma outra pessoa. E, aos poucos, a criança aprende os caminhos do fingimento, da hipocrisia.
E um dia, a ironia é esta, a mesma sociedade começa a lhe falar desta maneira, começa a lhe dizer:
"O que lhe aconteceu? Por que você não é feliz? Por que você parece tão aflito? Por que você está tão triste?
" E entao vêm os sacerdotes...Primeiro eles o corrompem, o desviam do caminho da felicidade, porque há apenas uma felicidade possível, e essa é ser você mesmo; depois lhe dizem:
"Por que você está tão infeliz? Por que você está tão atormentado?" Entao lhe ensinam caminhos para ser feliz. Primeiro eles o tornam enfermo e, depois, vendem remédios.Trata-se de uma grande conspiração.

Eu ouvi:

Uma velha senhora judia se senta em um avião ao lado de um noruegues.
Ela fica olhando para ele e finalmente diz:
"Perdoe-me, você é judeu?
Ele responde: "Nao".
Após alguns momentos ela olha novamente para ele e pergunta:
"Pode me dizer. Você é judeu, não é?"
Ele replica:
"Definitivamenete não".
Ela continua a estuda-lo e diz de novo:
"Posso dizer que você é judeu".
Para que ela o deixe em paz, o cavalheiro responde:
"Tudo bem, sou judeu".
Ela olha para ele, balança a cabeça e diz:
"Sabe que nao parece!"

É assim que as coisas aconteçem. Você pergunta:
"Como posso ser eu mesmo?"
Simplesmente pare com fingimentos, abandone essa ânsia de ser uma outra pessoa, abandone esse desejo de parecer Cristo, Buda ou o seu vizinho, abandone a competiçao e a comparação e você será você mesmo. A comparação é o veneno.
Você está sempre pensando em termos de como o outro está fazendo.Ele tem uma casa grande e um carrão, e você é infeliz; ele tem uma bela mulher, e você é infeliz; ele está subindo escada do poder e da política e você é infeliz.
Compare e você imitará. Se você se comparar com os ricos, começará a correr na mesma direção;se você se comparar com pessoas instruidas, começará a acumular conhecimento; se você se comparar com os pretensos santos, começará a acumular virtudes e será um imitador.
E ser imitador é perder toda a oportunidade de ser você mesmo.
Esqueça a comparaçao; você é único. Ninguém é como você, ninguém jamais foi ou será como você.
Você é simplesmente único; e quando digo que você é único, nao estou dizendo que você é melhor do que os outros, lembre-se. Estou simplesmnete dizendo que eles também são únicos.
Ser único é uma qualidade comum a todo ser; ser único não é uma comparaçao, ser único é tao natural quanto respirar. Todos estão respirando e todos são únicos.
(Do livro "Alegía", Osho).
Related Posts with Thumbnails
©2007 '' Por Elke di Barros