terça-feira, 16 de agosto de 2011



O QUE DIZ A LENDA DE OMOLÚ -OBALUAÉ



MOSTRAREMOS UMA VEERSAO RECOLHIDA PELA PROFESSORA MONIQUE AUGRAS.


CONTA UM DOS NOSSOS INFORMANTES QUE, CERTO DIA DE FESTA, TODOS OS DEUSES ESTAVAM DANÇANDO, MENOS OMOLÚ-OBALUAÉ, QUE FICARA TIMIDAMENTE PARADO NA PORTA. OGUM, ENTAO, PERGUNTOU A NANÁ-


MEI IRMAO ESTÁ LÁ FORA, NAO VEM DANÇAR. PORQUÉ..


NANÁ EXPLICOU QUE ELE TINHA MEDO DE APARECER EM PÚBLICO POR CAUSA DAS PÚSTULAS.


OGUM RESOLVEU AJUDA-LO.


INSTIGOU OMOLÚ-OBALUAÉ AA COMPANHA-LO ATÉ A FLORESTA, ODE TECEU PARA ELE COM FOLHAS UMA ROUPA PARA OMOLÚ, QUE ASSIM DUSFARÇADO, TINHA CORAGEM PARA ENTRAR NA SALA SEM EMDO DE SWR AUTOMÁTICAMENTE REJEITADO.


MAS MUITA GENTE TINHA VISTO OGUM SAIR PARA IR ATÉ OMULÚ ANTES DE SE REAPROXIMAR TRAZENDO UMA FIGURA MISTERIOSA. TEMIAM DANÇAR COM A FIGURA, POIS ELA ESTARIA CARREGADA DE PESTES, PODERIA CONTAMINA-LAS, TAL VEZ. O SENHOR DA VARIOLA ERA UMA ESPÉCIE DE PÁRIA.


TINHAM NOJO. SOMENTE IANSÁ, A DEUSA DOS VENTOS, ALTIVA E CORAJOSA CONCORDOU EM ACOMPANHA-LO. DANÇOU COM OMOLÚ-OBALUAÉ E, JUNTO COM ELES, O TURBILAHO DOS VENTOS. E OS VENTOS LEVANTARAM AS VESTES DELE.


TODOS OS PRESENTES, COM ESPANTO, PUDERAM VERIFICAR ENTAO QUE, ABAIXO DAS VESTES DO FILÁ, SE ESCONDIA O ROSTO DE UM HOMEM BELÍSSIMO, SEM DEFEITO NENHUM.


EM RECOMPENSA PELO SEU GESTO, IANSÁ RECEBEU DE OMOLÚ-OBALUAÉ O PODER DE REINAR SOBRE OS MORTOS.


A SAUDAÇAO A OMOLÚ-OBALUAÉ É, ATOTÓ, QUE QUER DIZER SUBMISSAO, COLOCO-E A TEUS PÉS.


FONTE-OS ORIXÁS- EDITORA TRES LTDA.





SALVE OMOLÚ/OBALUAÉ.




O SENHOR DE TODAS AS DOENÇAS.


AMBOS NOMES SURGEM QUANDO NOS REFERIMOS A ESTA FIGURA, SEJA OMULÚ SEJA OBALUAÉ.

EM TERMOS MAIS ESTRITOS, OBALUAÉ É A FORMA MAIS JOVEM DO ORIXÁ XAMPANÁ,

ENQUANTO OMULÚ E SUA FORMA MAIS VELHA.

COMO, PORÉM, XAMPANÁ É UM NOME PROIBIDO NO CANDOMBLÉ, NAO DEVENDO SER MENCIONADO POIS PODE ATRAIR A DOENÇA INESPERADAMENTE, A FORMA OMOLÚ É A QUE MAIS SE POPULARIZOU.

A PARTIR DE AGORA , UTILIZAREMOS OS DOIS TERMOS COMO SINÓNIMOS

INTERCAMBIÁVEIS.

EM TERMOS GERAIS A ESA FIGURA É ATRIBUIDO OCONTROLE SOBRE TODAS AS DOENÇAS, ESPECIALMENTE AS EPIDÉMICAS.

FARIA PARTE DA ESENCIA BÁSICA VIBRATÓRIA DO ORIXÁ TANTO O PODER DE CAUSAR A DOENÇA COMO O D EPOSSIBILITAR A CURA DO MESMO MAL QUE CRIOU.

SEGUNDO UMA NARRATIVA, OMOLÚ/OBALUAÉ TERIA SIDO ABANDONADO

POR NANÁ, SUA MAE, QUASE À MORTE.

ELA O REJEITAVA POR NAO GOSSTAR DE SUA APARENCIA.

SE NAO FOSSE A INTERVENÇAO DE IEMANJÁ,

O POBRE TERIA FALECIDO POR FALTA DE CUIDADO.

OMOLÚ/OBALUAÉ É UM ORIXÁ LIGADO À TERRA COMO ELEMENTO.

CORRESPONDE À FIGURA DO MÉDICO DO ASTRAL

E TB. À QUE CASTIGA ATRAVÉS DA DOENÇA.

É UM ORIXÁ DE MUITO PODER, TEMÍVEL

POR SEUS DESÍGNIOS.

SEGUNDO MONIQUE AUGRAS, OMOLÚ-OBALUAÉ É UM DEUS TERRÍVEL QUE EXIGE RESPEITO.

OMOLÚ-OBALUAÉ SERIA O REGISTRO DA PASSAGEM DE DOENÇAS EPIDEMICAS, CASTIGOS SOCIAIS, JÁ QUE ATACARIAM TODA UMA COMUNIDADE DE CADA VEZ.

O ALCANÇE DO COLETIVO ATRAVÉS D ESEU PODER

É FÁCILMENTE PERCEPTÍVEL EM SUA DANÇA.

ALÉM DE TER PASSOS COMPLEXOS E VARIADOS, HÁ MOMENTOS EM QUE O FILHO DE SANTO, INCORPORANDO O ORIXÁ

FAZ O GESTO DE VARRER O MUNDO COM SEU CETRO, O XAXARÁ.

ESTE INSTRUMENTO É UM FEIXE DE PALITOS DO DENDEZEIRO, QUE TEM SUA PREPARAÇAO VEDADA A LEIGOS ATRAVÉS DE PROIBIÇOES LITÚRGICAS.

NO MEIO DESSE FEIXE HÁ COMPONENTES SECRETOS, ESCONDIDOS-SÓ CONHECIDOS PELOS SACERDOTES- CONTENDO SIMBÓLICAMENTE O AXÉ DE OMOLÚ-OBALUAÉ.

UM FILHO DE OMOLÚ-OBALUAÉ PODE USAR UM COLAR DE CONTAS BRANCAS E PRETAS ALTERNADAS, REPRESENTANDO O PODER DA VIDA, A CURA, E DA MORTE, A DOENÇA, AMBOS NO MESMO EIXO DOMINADO POR OMOLÚ-OBALUAÉ.

UMA LENDA DISSE, QUANDO JOGADO NA ÁGUA, ELE FOI ATACADO POR UM CARANGUEJO QUE FOI COEMNDO SUA PELE.

SURGIU IEMANJÁ, AFASTOU O BICHO E O SALVOU, TRATANDO-O COM FOLHAS DE BANANEIRA.

OMOLÚ-OBALUAÉ SOBREVIVEU, MAS FICOU DEFINITIVAMENTE MARCADO, LEVANDO CONSIGO CICATRIZES DESSE PROCESSO TRAUMÁTICO.ESSAS CICATRIZES SERIAMAS RESPONSÁVEIS POR UM DOS SIGNOS MAIS SOMBRIOS ASSOCIADOS AO ORIXÁ E PELO FATO DE SEUS FILHOS DANÇAREM COM AMPLAS VESTES FEITAS DE PALHA-DA-COSTA QUE COBREM PRATICAMENTE

TODO SEU CORPO, ESPECIALMENTE O ROSTO

QUE NAO DEVE SER NUNCA VISTO POR NINGUÉM.

MARCADO, REJEITADO, OFENDIDO, OMOLÚ-OBALUAÉ USA SEU TERRÍVEL PODER.

SEU PODER É DEVASTADOR E ESTÁ À ESPREITA, SEMPRE PRONTO

PARA CASTIGAR OS QUE NAO O RESPEITAM.


AS CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS

DE OMOLÚ-OBALUAÉ.

PIERRE VERGER DEFINE OS FILHOS DE OMOLÚ-OBALUAÉ COMO PESSOAS

QUE SAO INCAPAZES DE SE SENTIREM SATISFEITAS QUANDO A VIDA CORRE TRAQUILA PARA ELAS.

SAO PESSOAS QUE, EM CERTOS CASOS SE SENTEM CAPAZES DE SE CONSAGRAR AO BEM-ESTAR DOS OUTROS, FAZENDO COMPLETA ABSTRAÇAO DE SEUS PRÓPRIOS INTERESSES E NECESSIDADES VITAIS.

SAO PESSOAS BÁSICAMENTE SOLITÁRIAS. MESMO TENDO UM GRANDE CÍRCULO DE AMIZADES, FREQUENTANDO O MUNDO SOCIAL, SEU COMPORTAMENTO SERIA SUPERFICIALMENTE ABERTO E INTIMAMNETE FECHADO, GUARDANDO SU INTIMIDADE PARA SI PRÓPRIA.

QUANDO UM FILHO DE OMOLÚ-OBALUAÉ DANÇA,ELE SE COBRE COM PALHA

COBRINDO QUASI QUE TOTALMENTE A FIGURA.

O ROSTO ESTÁ COBERTO POR ESSA PALHA PARA QUE NAO SEJAM VISTAS AS CHAGAS DA VARIOLA,

MARCA INESQUECÍVEL DO ORIXÁ.

EM DIVERSAS DE SUAS LENDAS, O ORIXÁ DA VARÍOLA É APRESENTADO COMO UMA DIVINDADE QUE PERDEU UMA PERNA.

ISSO SE REFLETIRIA EM SEUS FILHOS COMO UM DEFEITO CONGÉNITO EM UMA DE SUAS PERNAS, OU A TENDENCIA A SOFRE DURANTE SUA VIDA ALGO EM SEUS MEMBROS INFERIORES A PARTIR DE QUEDAS OU DESASTRES.

OUTRA MARCA FÍSICA É A´PRÓPRIA VARIOLA OU UMA PELE MARACADA POR PROBLEMAS.

FONTE-OS ORIXÁS-,EDITORA TRES LTDA.




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