domingo, 15 de maio de 2011

MARIA MADALENA, a Prostituta Sagrada.




MARIA MADALENA, A PROSTITUTA SAGRADA.



A maioria dos homens acredita que a maior ofensa para uma mulher é ser chamamda de prostituta, e tal vez seja mesmo. A partir deste momento vc. entenderá com a história de SANTA MARIA MADALENA e outras deusas mitológicas como esta palavra foi tao deturpada pelo cristianismo.

Imagine-se agora, se puder, que estamos viajando no tempo por terras estrangeiras, alcançando civilizaçoes muito antigas. Com o olho de sua mente veja um templo cintilando de luz. Lá dentro há uma bela mulher coberta de véus, que virá em sua direçao dançando. Seus braços sao cobertos de braceletes dourados cravados de pedras preciosas e quando passa por vc., sentirá um aroma delicioso de flores. Ela é só amor e éxtase. Ela é a nossa prostituta sagrada que se entrega à Deusa e aos estranhos cansados de viver que vao ao Templo a venerar à deusa do amor.

Esta imagem fenomenal que contemplamos em nossa imaginaçaojá foi uma realidade em tempos muito antigos. Inscriçoes antigas desenterradas de templos, nos contam com mais detalhes destas cerimonias religiosas que eram celebradas em honra à deusa do amor e da fertilidade. Quem ainda hoje nao se encanta com a beleza da nudez de Afrodite.

Mas, quando a prostituiçao sagrada existiu, as culturas eram embasadas no sistema matriarcal. Nestes tempos, natureza e maternidade eram prioridade, pois tinha-se um mundo imenso para povoar.

Entretanto, a natureza sexual dos homens era tida como uma atitude religiosa. Na Babilonia. todas as virgens, antes de casar , eram iniciadas na feminilidade através de prostitutas em templos sagrados. Matronas romanas da mais alta aristocracia, iam ao Templo Juno Sospita para entrar no ato de prodstituiçao sagrada quando era necesaria uma revelaçao.

Independentemnete de onde vinham, por uma origem real ou comum, por uma noite ou toda a vida, as prostitutas sagrada, eram nesta época.,muito numerosas.

Todas elas gozavam de estatus social e eram muito cultas, pois passavan por iniciaçoes e muito estudo.

A maioria delas, eram política e legalmente iguais aos homens. No código de Hmaurábi, uma legislaçao especial salvaguarda os direitos e o bom nome da prostituta sagrada. Ela era protegida contra difamaçoes. assim como seus filhos.

Tb. por lei, a prostituta sagrada podia herdar propiedades de seu pai e receber renda de terra trabalhada de seus irmaos. Se insatisfeita, ela podia dispor da propriedade da maneira que julgasse conveniente

Avançando alguns passos de tempo à frente já encontramos a imagem de prostituta sagrada, totalmente deturpada.

Foi exactamente quando o sistema matriarcal evoluiu para o patriarcal e patrilinear. Mas este triunfo do patriarcado no foi resultado de uma revoluçao violenta. Foi com o surgimento da política, do militarismo e do comercio, que gerou-se a estratificaçao social.

A mulher passou à condiçao de subordinada porque seus papéis deixaram de ser importantes para os novos valores.

A medida que as conquistas foram acontecendo, um enorme número de povos foram se mesclando e as divindades de uma foram incorporadas à outra. Imaginen a quantidade de deusas e deuses que eram cultuados.

Ficou entao resolvido, que o melhor seria criarem um Deus Supremo, para ser adorado.

Do ponto de vista patriarcal, ele deveria lógicamente ser masculino. Foi assim, que o homem criou novas doutrinas religiosas, de acordo com suas crenças na supremacia masculina.

Deste modo, deslocaram radicalmente os papéis das mulheres dos ritos religiosos.

Sob a nova tradiçao, a mulher tornou-se Eva, a encarnaçao da seduçao, a ruina dos homens.

As mesmas qualidades pelas quais as mulheres foram outrora consideradas sagradas, agora sao a razao para as degradarem.

O homem começou a destruir todos os vestigios da deusa e de sua defesa da felicidade sexual.

Até o casamento nao tinha mais como finalidade o prazer sexual, mas a criaçao de novas almas.

Todo o prazer foi tirado da natureza humana e considerado pecado.

Com estas mudanás, as mulheres deixaram de ser consideradas em pleno gozo de seus direitos.

A lei romana colocava à mulher sob sua tutela e afirmava que ela era imbécil.

Na Grecia, nao lhes davam direito algum. A lei hebraica condenava à mulher à moret caso no fosse casta na época de casar,e se cometesse adultério, era apedrejada até a morte.

Essas novas leis sao a antíteses das atitudes em relaçao à mulher, que prevaleceram durante as eras em que a deusa era venerada.

Pois neste contexto histórico que surge Maria Madalena.

QUEM ERA MARIA MADALENA.

Maria Madalena é a prostituta mais conhecida da história.

Todas as incertezas a respeito de Maria Madalena deve-se a uma projeçao totalmente alterada. Ela acabou presa entre as incongruencias da interjeiçao moral cristá e a imagem arquetípica da natureza femenina erótica.


Existem poucas citaçoes diretas sobre ela nos quatro evangelios, porém ela está nominalmente presente nas passagens mais marcantes na vida de Cristo, como a Paixao e a Resurreiçao.

Ela é a discípula que ama o Mestre acima de tudo e é a testemunha de sua Resurreiçao, sendo a portadora da boa nova. Por isto ela pode ser considerada a primeira apóstola.

Nos Evangelios Gnosticos ela é visdta como líder ativa no discipulado de Cristo.

O gnostico Evangelho de Felipe relata a uniao do homerm e da mulher como símbolo da cura e paz e estende-se ao relacionamento de Cristo e Madalena que, diz ele, era frequentemente beijada por ele.

Ele descreve Maria Madalena como a companhia mais íntima de Jesus, e símbolo da Sabedoria Divina.

De acordo com O Diálogo do Salvador, Maria Madalena foi uma dos tres discípulos a receber ensinamentos especiais, e era elogiada acima de Mateus e Tomé. Dizia-se que ela falava como mulher que conhecia o Todo.

Mas, a atençao especial que recebia Maria Madalena, acabou gerando rivalidade entre ela e os outros discípulos.

Ela pareecia entender tudo o que Cristo falava enquanto os outros nao tinham tanto alcance.

Nos Evangelhos Gnósticos , Maria Madalena é considerada uma mulher capaz, ativa, amorosa com habilidades de conhecer e falar o Todo.

Maria Madalena possuia a habilidade de saber das coisas inexplicáveis, como sua visao de Cristo. Ela nao questionava este seu lado, como os outros. Ela confiava em sua fonte mais íntima.Ela conseguia ver os emissários divinos e transmitir suas mensagens aos humanos.

Como prostituta sagrada ela era mediadora entre o mundo divino e o mundo dos humanos.

Maria Madalena tb. operava milagres.

Desde o início da Idade Média, Santa Maria Madalenatem fervorosa devoçao, principalmente na Europa, de todos osdestituidos, prostitutas, pecadores e despossuidos que estao em busca de um verdadeiro arrependimento.

Diz a lenda, que após a volta do Cristo para junto de Seu Pai, Maria Madalena partiu em busca de isolamento, passando o resto de sua vida em penitencia e adoraçao ao Cristo.

Maria Mdalena é uma figura feminina com que todas as mulheres podemos nos relacionar, sem trairmos a nossa essencia.

Como uma prostituta sagrada. é capaz de encerrar todos os aspectos dinamicos e transformadores do feminino, paixao, espiritualidade e prazer.

A imagem da deusa divina pode continuar a existir em nosso tempo se permitirmos que a sua imagem seja restabelecida e que tome seu lugar de direito na compreensao consciente.


Fonte, INTERNET.



Related Posts with Thumbnails
©2007 '' Por Elke di Barros