sábado, 25 de abril de 2009

CONHEÇA AS CARTAS DO TARÔ


O tarô é constituido de 78 arcanos e se encontra dividido em dois grandes grupos:

1) Os Arcanos Maiores possuem 22 símbolos arquetípicos que revelam os estados latentes das idéias e possibilidades da vida, a saber:

O Mago (cartas) ,
A Sacerdotisa (cartas) ,
A Imperatriz (cartas) ,
O Imperador (cartas) ,
O Papa (cartas) ,
Os Enamorados (cartas) ,
O Carro (cartas) ,
A Força (cartas) ,
O Eremita (cartas) ,
A Roda da Fortuna (cartas) ,
A Justiça (cartas) ,
O Enforcado (cartas) ,
O arcano Sem Nome - A Morte (cartas),
A Temperança (cartas)
O Diabo (cartas) ,
A Torre (cartas) ,
A Estrela (cartas) ,
A Lua (cartas),
O Sol (cartas) ,
O Julgamento (cartas) ,
Mundo (cartas)
e o arcano Sem Número (também, 22 ou 0) - O Louco (cartas)

2) Os Arcanos Menores que expressam os resultados e as formas das idéias, contidos no primeiro conjunto, possui 56 arcanos distribuídos por quatro símbolos básicos: o Naipe de Ouros , o Naipe de Espadas , o Naipe de Copas e o Naipe de Paus . Por sua vez, cada naipe, possui dez arcanos numerados e quatro arcanos com figuras da corte medieval ( Valete , Cavaleiro , Rainha , Rei ).

A leitura do tarô é executada por meio de uma técnica específica, jogos e métodos a serem estudados. Porém, se tem observado não ser tão simples jogar o tarô, como o imaginário popular o faz crer. Médiuns, escolhidos ou estudiosos? Quem detém o conhecimento? Todos. No entanto, cada qual dentro de seu contexto. Lógico que em um processo mediúnico, o tarô, seria uma ligação espiritual entre o ser e o plano superior como qualquer outro instrumento o faria, tais como, a cristalomancia ou a piromancia . Por outro lado, existem as técnicas de leitura que com esforço, estudo e dedicação pode-se chegar ao mesmo ponto, neste caso, por pessoas que estão buscando o autoconhecimento e o desenvolvimento espiritual.

Aqui estão representados dois métodos de consulta ao Tarot: as três cartas (o mais simples) e A Cruz Celta (o mais clássico).


As três cartas

Comece a jogar o Tarot da maneira mais simples, enquanto aprende o significado das cartas e fortalece seu elo com elas.

Faça uma pergunta simples que possa ser respondida com “ SIM ” ou “ NÃO ” e tire três cartas. Em seguida, some os números das cartas, reduzindo-os a um número ente 1 e 22. O número encontrado é referente ao Arcano que lhe responderá como “SIM” ou “NÃO” (veja tabela após o exemplo) . Neste método, tome “O Louco” como número 22.

Exemplo


Somando as cartas temos: 21 + 19 + 22 = 62 = 6 + 2 = 8


A Justiça responde como “SIM”.

A Cruz Celta

O método mais usado para a leitura do Tarot é a Cruz Celta.

Enquanto mentaliza a pergunta, o consulente deve embaralhar bem as cartas, arrumar o maço e cortá-lo com a mão direita. A partir desse momento, ele não deve mais mexer com o baralho. Ao leitor compete agora juntar os dois montes separados e começar a pôr as cartas - as dez primeiras que ficaram por cima do maço - e que devem ser colocadas, viradas para baixo, de acordo com o seguinte diagrama (onde já aparecem viradas):



Nessa arrumação, cada uma das posições, ou casas, tem seu valor específico, abrangendo os diferentes aspectos que envolvem a consulta.

CASA 1 - A situação presente
Indica a atmosfera física e espiritual que envolve o consulente nesse momento. Também pode representar a pessoa (ou as pessoas) sobre a qual o consulente pergunta.

CASA 2 - A influência imediata
Esta carta corta a anterior, significando assim os obstáculos imediatos, as situações ou pessoas que estão afetando diretamente a vida do consulente. Em geral, indica a natureza real do problema que motivou a consulta.

CASA 3 - O consulente perante o problema
Mostra como o consulente se coloca frente ao problema, ou seja, como sente e reage à situação na qual está envolvido.

CASA 4 - As determinações do passado
Assinala os acontecimentos, as pessoas e as emoções do passado que resultaram diretamente na atual situação.

CASA 5 - O que o consulente desconhece
Indica aqueles aspectos relacionados com a situação ou com o problema que o consulente ignora. Há casos em que esta carta revela elementos muito importantes, cujo desconhecimento impede o consulente de chegar a uma solução favorável do conflito.

CASA 6 - As influências do futuro
Antecipa quais são os fatores que vão se manifestar no futuro próximo e que, inevitavelmente, terão influência na situação.

CASA 7 - O consulente
Representa o consulente: sua personalidade, sua estrutura emocional, seus traços de caráter e seus sentimentos.

CASA 8 - Fatores ambientais
Mostra os diversos aspectos externos e as pessoas que estão diretamente relacionadas com a situação do consulente. De certa maneira, esta carta esclarece ou confirma a da CASA 1.

CASA 9 - O caminho do destino
A carta que aparece nesta casa é muito importante para a leitura, pois ela indica o caminho a ser seguido para alcançar o sucesso. Às vezes, ela pode indicar mais de uma via.

CASA 10 - Resultado final
Mostra a culminação de todo o processo, quais serão os resultados e o desfecho da situação.

Fonte: Métodos de consulta baseados n' O Livro do Tarô , Ed. Nova Cultural
Related Posts with Thumbnails
©2007 '' Por Elke di Barros